sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Hospital Santa Joana: 1ª instituição do N/NE preparada para atender vítimas de catástrofes

 

12 de agosto de 2011 | postado por Cinthya Leite
Hospital Santa Joana, no Recife, conduz simulação de acidente com o intuito de testar todos os aspectos do atendimento do estabelecimento (Foto: Divulgação)
O Hospital Santa Joana (HSJ), no Recife, realizará amanhã (13/8), a partir das 10h, a simulação de um acidente que, se fosse real, teria inúmeras graves consequências.
O acontecimento envolve a queda do teto da quadra de um colégio na Região Metropolitana do Recife (RMR), onde 30 adolescentes sofrem graves ferimentos e são atendidos num aparato de logística inédito no Norte/Nordeste.
Após o ensaio, o HSJ será a primeira instituição no Norte/Nordeste que estará preparada para atender pacientes vindo de catástrofes.
A ação, além da complexa logística, interfere no trânsito na Avenida Joaquim Nabuco, que será totalmente fechada. O trabalho será controlado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
Cerca de 400 profissionais serão envolvidos nesta iniciativa, tanto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros como também do próprio HSJ. Para a tarefa, serão disponibilizados quatro ambulâncias e um helicóptero, que farão o transporte dos “acidentados”.
Para criar uma atmosfera mais real, o HSJ utilizará manequins, maquiagens e diversos atores. A simulação realística, como é chamado o processo, é o método mais avançado para treinamento no âmbito da saúde. Toda ação é apoiada por alta tecnologia, que reproduzirá o clima de um acidente real.
Segundo a diretora executiva do Hospital Santa Joana, Juliana Vieira Maranhão, a experiência de crise é um dos passos fundamentais para a acreditação hospitalar. “Através da simulação, nós vamos testar todos os aspectos do atendimento do Santa Joana. Da equipe médica até os motoristas, todos serão avaliados”, explica. 
“A simulação será mais um processo no caminho rumo ao certificado de acreditação internacional, que está acontecendo com um ritmo avançado no Santa Joana”, conclui o diretor-presidente do hospital, Eustácio Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário