quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PE lança programa que vai dar 304 bolsas de estudo na área de Saúde


Os alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de Pernambuco ou foram bolsistas na rede particular e sonham com a formação profissional na área de Saúde ganham do Governo do Estado um incentivo. O programa de Formação para o Sistema Único de Saúde (FormaSUS) vai disponibilizar anualmente 304 bolsas integrais de estudo para cursos técnicos e faculdades em áreas como medicina, enfermagem, odontologia e análises clínicas, na rede particular de ensino.
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos. O FormaSUS vai contar com 17 centros de ensino superior e 34 de nível técnico associados, seguindo os moldes do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Governo Federal. "Você não faz saúde se não tiver recursos humanos", lembra o governador, que ressalta a importância desse programa para aumentar a oferta de mão de obra no SUS. "Esperamos formar esse jovem e que ele possa olhar para os pobres, para o Estado, e tratá-lo com dedicação", acredita Eduardo.
O crescimento da demanda por profissionais especializados faz com que a parceria com as entidades particulares seja essencial para a continuidade do desenvolvimento do estado. "Precisamos formar cada vez mais pessoas para atender à demanda. Lutamos pela democracia com inclusão social e, para isso, precisamos também do envolvimento e desenvolvimento das faculdades particulares", pondera o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira.
O programa é uma espécie de contrapartida por parte das instituições privadas, já que a rede estadual de Saúde oferece, gratuitamente, 3.043 vagas de estágio curricular obrigatório a alunos da graduação, que assistem a aulas e aprendem na prática em atividades desenvolvidas em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário