sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Escola Legislativa: Palestrante afirma que água é mal gerida no semiárido

Os recursos hídricos do semiárido são mal geridos, afirmou a promotora de Meio Ambiente da Comarca de Petrolina, Dra. Ana Rúbia Carvalho, palestrante deste momento da aula inaugural da ‘Escola Legislativa Orlando Parahym’, que está acontecendo no auditório do Salgueiro Plaza Hotel. A ação pioneira da Câmara de Vereadores de Salgueiro começa a ser efetivada a partir desta sexta-feira.
Com o tema ‘O Exercício da Cidadania Ambiental na Caatinga no Século XXI’ a palestra está abordando assuntos relacionados à vegetação do semiárido. Ana está discorrendo sobre desertificação, uso da água e do solo, por meios dos tópicos ‘o semiárido’, ‘aquecimento global’, ‘desertificação’, ‘políticas públicas’, ‘desafios’ e ‘o exercício da cidadania’.
Na abertura da exposição de idéias, a promotora fez um comparativo entre a região semiárida brasileira com o país de Israel. De acordo com a palestrante, em Israel chove muito menos que no Sertão nordestino, entretanto, lá ninguém passa sede. “Nós não temos falta de água, nós temos má gestão dos recursos hídricos”, assegurou.
A promotora de Meio Ambiente alertou para os perigos da desertificação da caatinga, citando o município de Cabrobó como um dos atingidos pelo problema, mais próximo de Salgueiro. O problema aliado ao aquecimento global, segundo Ana Rúbia, pode deixar a região ainda mais seca resultando na evaporação rápida evaporação da água e consequente falta dos recursos hídricos.
Por Chico Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário