segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Há 4 meses no hospital, siameses aguardam por cirurgia de separação

Saúde // IMIP

Publicado em 15.08.2011, às 11h23

Vanessa Silva Do NE10
Continuam internados, no Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (Imip), no Recife, os gêmeos siameses nascidos no último mês de abril em Ouricuri, Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do hospital, o estado de saúde deles é estável e a previsão é de que a cirurgia seja realizada daqui a três semanas. Os gêmeos, que completaram 4 meses na última quarta-feira (10), foram submetidos a uma série de exames e procedimentos preparatórios para a intervenção cirúrgica.

A expectativa dos médicos é de que o resultado da separação seja satisfatório. Os exames apontaram que o único órgão compartilhado pelos gêmeos é o fígado. Como o fígado tem grande potencial regenerativo, a equipe está bastante otimista.

TRAJETÓRIA -  Os irmãos siameses estão internados desde o dia 12 de abril no Imip, no Recife, para onde foram trazidos dois dias depois de nascerem na maternidade do Hospital Regional de Ouricuri Fernando Bezerra, no Sertão do Araripe.

As crianças estão ligadas na região da barriga (do apêndice xifóide ao coto umbilical). A mãe, Luciana Silva, uma agricultora de 18 anos do município de Exu, no Sertão pernambucano, está acompanhando os filhos desde que se recuperou do parto e o pai vem do Interior visitá-las. A família, no entanto, continua se recusando a falar com a imprensa.

O Imip informou, ainda, que os pais tiveram atendimento psicológico assim que chegaram à unidade de saúde e que a equipe de psicólogos tem acompanhado o caso. Até o parto, não foi possível identificar que os bebês eram siameses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário