quinta-feira, 19 de maio de 2011

Boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) lançaram, na última sexta-feira (13), em Brasília, uma coleção de cartilhas sobre boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável de espécies de importância econômica e social para o Brasil. As cinco primeiras cartilhas apresentam informações gerais sobre a mangaba, umbu, pequi, capim dourado e coquinho azedo.

As cartilhas foram produzidas em parceria entre as instituições e serão doadas para comunidades rurais e indígenas, organizações e técnicos de forma a disseminar as boas práticas de manejo e extrativismo sustentável na agricultura e artesanato.

“É uma iniciativa inovadora, fruto da união entre os saberes científicos e tradicionais”, como explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos autores da coleção de cartilhas,
Aldicir Scariot. Elas apresentam informações gerais sobre o ciclo de vida das plantas, incluindo dados referentes ao desenvolvimento e reprodução, além de características sobre o ambiente em que vivem e a importância delas para a natureza e para as pessoas.

“O objetivo é mostrar aos leitores os usos das plantas e como elas podem ser exploradas de maneira sustentável, gerando renda e alimentos e conservando a biodiversidade”, afirma Scariot. Para isso, cada cartilha traz recomendações de boas práticas de manejo para as espécies abordadas, levando em conta a sua importância econômica e social, as formas de extrativismo e as características do bioma em que estão inseridas.

As publicações apresentam ainda receitas com as espécies alimentares, no caso de mangaba, umbu, coquinho azedo e pequi, e dicas importantes para coleta e uso sustentável do capim dourado voltadas ao artesanato.

Por Fernanda Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário