quinta-feira, 26 de maio de 2011

Enem atinge 1,2 milhão de inscritos no terceiro dia


Do R7

O número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ultrapassou o 1,2 milhão nesta quarta-feira (25), três dias após o início do cadastramento no site do exame. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), esse é o montante de estudantes que se inscrevem até as 17h de hoje.

Utilizado nos processos seletivos de universidades de todo o país, o Enem é o único meio de seleção para programas de acesso ao ensino superior do governo, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos) - que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares a alunos de baixa renda.

As inscrições para o exame deste ano vão até o dia 10 de junho. A taxa custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 13 de junho nas agências do Banco do Brasil.

Estudantes que estejam no último ano do ensino médio da rede pública ou que tenham renda familiar de até meio salário minimo por pessoa não precisam pagar inscrição.

Provas

As provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro, como já adiantado pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, na última quarta-feira (18). O cartão de confirmação de inscrição, com data, hora e local onde será realizado o exame, bem como a opção de língua estrangeira feita pelo aluno, será enviado pelos Correios.

Serão aplicadas quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, mais uma redação. As questões cobradas serão de quatro áreas: ciência da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagem, código e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O exame será dividido em dois dias – o primeiro com quatro horas e meia de duração e, o segundo, com cinco horas e meia. O início das provas está marcado para as 13h e recomenda-se chegar com uma hora de antecedência, às 12h, quando abrem os portões.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto - RG, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

De acordo com o edital, o estudante só poderá começar a prova após ler as instruções contidas no caderno de questões, no cartão-resposta e na folha de redação. Só será permitido o uso de caneta preta fabricada em material transparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário