segunda-feira, 16 de maio de 2011

Santa Cruz 0 x 1 Sport - Tricolor é campeão com recorde de público

O roteiro já estava escrito pelo Náutico. Só faltava a assinatura do Santa Cruz pela “co-produção”. Perante uma plateia de mais de 60 mil torcedores, o recorde de público do ano no Brasil, o Tricolor estrelou o “filme” que lhe garantiu o Oscar do Campeonato Pernambucano. Em uma partida nervosa, digna de um “Clássico das Multidões”, o Santinha perdeu para o Sport, por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Estádio do Arruda, em Recife, mas soltou o grito de é campeão.

Além de acabar com um jejum de seis anos e conquistar seu 25º título estadual, o Santa também estragou a festa do Leão da Ilha, que sonhava com o hexacampeonato pernambucano. Tal feito continuará com o Náutico, que segue com motivos de sobra para comemorar seu “Hexa de luxo”, expressão muito utilizada pelos alvirrubros.

O último título tricolor havia acontecido em 2005. Depois disso, o Sport emendou uma sequência de cinco títulos consecutivos – pela segunda vez em sua história. O Leão, contudo, continua a ser o maior campeão do Estado, com 39 conquistas. O Náutico tem 21 taças, enquanto o América tem seis títulos.

Agora, os dois times voltam suas atenções para as competições nacionais. O Sport terá menos de uma semana para colocar a casa em ordem para a estreia no Brasileiro da Série B, que acontece no próximo sábado, contra o Icasa, na Ilha do Retiro. Já o Santa aguarda as definições dos grupos da Série D, que começa em 18 de julho.

Do jeito que o Santa gosta...
Como era de se esperar, o clássico das multidões começou bastante nervoso. Tanto que o volante Everton Sena, do Santa, e o atacante Carlinhos Bala, do Sport, chegaram a se estranhar aos sete minutos e o árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho teve de pedir calma a ambos.

A primeira boa chance da partida foi para o time visitante. O lateral Renato escapou pela ponta direita e alçou na área. Para sorte do goleiro Tiago Cardoso, o atacante Bruno Mineiro cabeceou com perigo, mas por cima do gol.

A resposta tricolor veio cinco minutos depois. A zaga rubro-negra falhou feio e a bola sobrou para o atacante Landú dentro da área. Mesmo em boas condições de marcar, o jogador chutou em cima do goleiro Magrão, que fez uma grande defesa.

Depois das duas chances, o jogo ficou mais truncado no meio-campo e com poucas chances de gol. Melhor para o Tricolor, que adotou uma postura mais cautelosa por conta da vantagem construída no jogo de ida. Já o Leão teve de ir ao ataque. Apesar disso, o cenário não se alterou até o intervalo.

Gol no fim de nada adiantou
Na segunda etapa, o jogo continuou “burocrático”, embora o Sport precisa-se vencer por dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis. Para piorar, quem chegou primeiro com perigo foi o Santa. O lateral Memo fez boa jogada e cruzou para bela cabeçada do artilheiro Gilberto. O goleiro Magrão estava atento e defendeu.

Conforme o tempo passou, o desespero passou a tomar conta do Leão. Prova disso é o técnico Hélio dos Anjos. Aos 12 minutos, ele sacou o lateral-esquerdo Wellington Saci e colocou o meia Romerito. A modificação, no entanto, não surtiu efeito, já que o Tricolor passou a ter mais posse de bola.

Na segunda metade do período final, o jogo ficou emocionante. Com o Rubro-negro no ataque, o Santa teve uma grande chance de matar o jogo, aos 24 minutos. Memo fez boa jogada e cruzou. Hamilton rebateu, a bola sobrou para Gilberto, que, dentro da área, errou na hora de finalizar.

Aos 35, o Sport também quase marcou. Após bate-rebate na área, a bola sobrou para Ciro, que chutou forte. Tiago Cardoso fez grande defesa. A bola sobrou para Romerito, que tocou para trás. Renato, de fora da área, mandou para fora. Apesar de lutar, o Sport não pôde contra o Santa no Mundão do Arruda. No final, Marcelinho Paraíba fez o gol da vitória, de pênalti, aos 48 minutos.

Ficha Técnica
Santa Cruz 0 x 1 Sport
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa/BA) e Márcio Eustáquio Sousa Santiago (Fifa/MG)
Renda: R$ 1.177.140,00
Público: 62.243 espectadores
Cartões Amarelos: Leandro Souza e Memo (Santa Cruz); Hamilton, Marcelinho Paraíba, Renato, Montoya e Tobi (Sport)
Gol: Marcelinho Paraíba aos 48'/2T (Sport)

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Everton Sena, Leandro Souza e André Oliveira; Memo, Jeovânio, Weslley, Natan (Têti) e Renatinho; Gilberto (Léo) e Landú (Thiago Cunha).
Técnico: Zé Teodoro.

Sport
Magrão; Montoya, Alex Bruno e Tóbi; Renato, Hamilton, Daniel Paulista, Marcelinho Paraíba e Wellington Saci (Romerito); Carlinhos Bala (Ciro) e Bruno Mineiro (Tadeu).
Técnico: Hélio dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário