segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Reino Unido ganha lixeiras falantes no combate ao lixo nas ruas

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
26/09/2011 | 11h14 | Nova arma


 

Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

 
O fogo já aproxima das casas e assusta moradores do Bairro Mangabeiras . Imagem: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

O Reino Unido ganhou uma nova arma na luta contra o lixo nas ruas da cidade: 25 latas de lixo falantes serão instaladas em Londres e em Liverpool a partir do mês que vem, informou a Skynews. Com vozes emprestadas por personalidades britânicas, as novas lixeiras agradecem, cantam, aplaudem e até arrotam.
A iniciativa, coordenada pelas organizações Sing London e Keep Britain Tidy, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre o lixo nas ruas. Por ano, mais de 30 milhões de toneladas de detrito são recolhidos nas vias britânicas. As lixeiras interativas já fazem sucesso há algum tempo em outras partes da Europa. Na Suécia, por exemplo, elas coletam até três vezes lixo a mais do que as latas normais.
- A ambição é fazer com que as pessoas se importem com o lugar onde moram. E queremos fazer isto com humor - disse a diretora da Sing London, Colette Hiller, na SkyNews.
A atriz Amanda Holden e o ex-jogador de críquete Phil Tufner são algumas das personalidades que emprestaram a voz para as latas de lixo especiais. Além das falas, algumas regiões vão ganhar lixeiras temáticas, além de cantarem paródias de músicas como "Singing in the bin", uma versão de "Singing in the rain". Covent Garden terá uma lata de lixo que cantará ópera e Liverpool, outra em homenagem aos Beatles.
As lixeiras vão ser inauguradas no próximo dia 13 de outubro e devem permanecer em Londres por dois meses. Depois elas vão viajar para Birmingham e Manchester, mas retornam à capital para as Olimpíadas do ano que vem.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário