sábado, 24 de setembro de 2011

Salgueiro pode se tornar o município com menos vereador no Sertão

 
A Câmara de Vereadores de Salgueiro pode se tornar a casa legislativa de todo o Sertão pernambucano com menos representantes para fiscalizar o Poder Executivo. Enquanto municípios de menor porte, como Parnamirim, São José do Belmonte, Carnaíba e Tabira aprovam aumento do número de vereadores para no mínimo 11 vagas, alguns parlamentares de Salgueiro preferem que a casa continue com apenas 10 representantes do povo.
Na última quinta-feira (22) uma emenda à Lei Orgânica do Município que previa um número de 15 vereadores nas eleições de 2012, foi reprovada na Câmara Municipal de Salgueiro com votos contrários de quatro vereadores da base aliada do atual prefeito.
Embora não agrade algumas pessoas, principalmente àquelas ligadas ao Poder Executivo, a elevação do número de representatividades na Casa Epitácio Alencar está legalmente respaldada na Emenda Constitucional n° 58, que prevê em seu Art. 1° o direto até 15 vereadores para municípios com população entre 50 mil e 80 mil habitantes. Conhecedores da lei, os vereadores Márcio Nemédio, Antônio Pires, Alvinho Patriota, Eugênio Bezerra e Paulo Afonso votaram a favor da emenda, exeto o vereador Gualberto Muniz que está de licença médica.
Por outro lado, Ednaldo Barros, Raimunda Barros, Fátima Carvalho e Severino Cavalcanti decidiram votar contra o intento, alegando que o aumento do número de vereadores acarretaria em mais gastos para a câmara. Os vereadores que votaram pelo aumento das vagas garantem que os gastos com os servidores continuariam os mesmos, até porque nos últimos anos os presidentes da Casa Epitácio Alencar devolveram altas quantias de dinheiro para a prefeitura, que sobraram das despesas da câmara.
Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário