sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Governo investe R$ 1,98 bilhões em rodovias pernambucanas



O governador Eduardo Campos lança nesta sexta-feira (02/09) o Plano de Infraestrutura Rodoviária de Pernambuco – Caminhos da Integração, a ser executado pela Secretaria de Transportes. O anúncio acontece às 10h, no Palácio do Campo das Princesas.
Orçado em R$ 1,98 bilhão, prevê obras de restauro, implantação, requalificação e duplicação em 73 rodovias do Estado, abrangendo 1.973 quilómetros. Já os investimentos em conservação rodoviária com intervenções em 82 rodovias, totalizam investimento de R$ 40 milhões para os serviços de manutenção e R$ 18 milhões para implantação de sinalização.
Também serão dadas ordens de serviço para implantação e pavimentação de oito rodovias. São elas a Vicinal Sanharó-Jenipapo (11,2 km), a PE-160 Jataúba-Congo (13 km), a PE-88 Salgadinho-João Alfredo (11 km), a PE-149 Altinho-Ibirajuba (17 km), PE-086 Orobó-Machados (15,45 km), Vicinal Três Ladeiras Itaquitinga-Três Ladeiras (25,75 km), PE-102 Casinhas-Divisa PB (6 km) e Vicinal Rio da Barra (Custódia, 12 km). O investimento de R$ 96,8 milhões resultará na implantação e pavimentação de 99,4 km de novas rodovias.
Também serão dadas ordens de serviço para início das obras de restauro na PE-45 Escada-Vitória (34,4 km), no valor de R$ 23,3 milhões, e da PE-60 Cabo-Suape (10,2 km), orçada em R$ 15,7 milhões, num investimento total de R$ 39,05 milhões.


Eduardo pede, Dilma autoriza e duplicação da BR 423 vira realidade
           

Agora é oficial: a presidenta Dilma Rousseff determinou e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, autorizou o Governo do Estado a publicar o edital de licitação para a contratação da empresa que vai elaborar o projeto para a esperada duplicação da BR-423.  A comunicação foi feita ao governador Eduardo Campos na tarde desta quinta-feira (01/09), durante encontro no Ministério dos Transportes, em Brasília. “Quando disse que ia me reunir com o senhor hoje, a Presidenta me deu a ordem expressa de repassar para o Governo de Pernambuco a responsabilidade de conduzir a contratação do projeto. E assim será feito”, relatou o ministro.

Mais importante via de acesso ao Agreste Meridional pernambucano, começando em São Caetano e indo até Garanhuns, a BR-423 é o canal de escoamento da produção da maior bacia leiteira do estado e factor essencial à mobilidade de grande contingente da população.
“És uma grande notícia. Quando estivemos com a presidenta há dois dias na região, ela ficou sensibilizada com os nossos argumentos e tomou logo a decisão que vai levar muita felicidade ao povo do Agreste Meridional”, disse Eduardo.
Na audiência, o governador esteve acompanhado pelos secretários Danilo Cabral (Cidades), Isaltino Nascimento (Transportes) e pela diretora do DER, Érica Luna. O novo presidente do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que tomará posse oficialmente amanhã, participou do encontro e coordenou as providências práticas necessárias na própria mesa de reunião.
          
A elaboração do projeto executivo para a obra está orçada em R$ 7 milhões, recursos que serão repassados pelo Ministério. O governador já havia solicitado a verba no ano passado. Com a provável publicação do edital de licitação no começo da próxima semana, a previsão é de que seja entregue em 70 dias, quando será aberta, imediatamente, a licitação para a obra, que tem custo estimado em R$ 500 milhões. Durante o encontro com Paulo Sérgio Passos, o governador Eduardo Campos tratou de outros assuntos relacionados com a realização de obras rodoviárias no estado. O principal ponto foi a liberação de recursos para obras já contratadas e em execução em parceria União/Estado, casos da BR-104 e da BR-408.O governador tratou, também, do início das obras de requalificação da PE-60, que serão realizadas pelo Estado, em parceria com o Ministério dos Transportes e o DNIT.No total, foi pleiteada a liberação de R$ 114 milhões, recursos necessários às intensificações do ritmo das obras, agora que és chegado o verão e o fim da temporada chuvosa, que praticamente inviabiliza a construção e recuperação de estradas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.
Por:Tereza Alves
 

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